O projeto Inform-Ação desenvolvido ao longo do ano de 2020, foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. Este projeto pretendeu ser uma campanha nacional de sensibilização no âmbito das doenças neuromusculares e das problemáticas associadas às mesmas. A APN propôs-se implementar uma estratégia de divulgação destas doenças em colaboração com doentes, familiares, técnicos e profissionais de saúde.
Dado o contexto de pandemia vivido ao longo do ano de 2020 e assumindo as alterações decorrentes das orientações implementadas nas dinâmicas laborais e comunitárias, as atividades que tinham sido planeadas para se realizarem presencialmente como a distribuição de material produzido foram repensadas de forma a dar continuidade ao projeto e implementadas com recurso único à área digital.
Assim, o projeto Inform-Ação concentrou a sua ação de divulgação por 3 públicos distintos: entidades hospitalares (serviços de neurologia e neuropediatria); entidades de ensino superior público e privado (responsáveis por cursos da área da saúde), e também por pessoas com doenças neuromusculares e seus cuidadores (formais e/ou informais).
Foram elaboradas newsletters especificas para cada público-alvo, e recorreu-se aos meios de comunicação institucional para a disseminação do projeto.
Desta divulgação digital massiva, pudemos apurar os seguintes resultados:
o Foram elaboradas 8 Newsletters para informação e disseminação do projeto;
o 551 contatos de e-mail receberam as newsletters;
o 223 pessoas abriram as newsletters, e ficaram a conhecer o projeto;
o 55 pessoas quiseram saber mais e visitaram o site da APN;
o Foram feitas 4 publicações no Facebook institucional;
o 7895 pessoas alcançadas;
o 442 reações, comentários e partilhas;
o 103 partilhas;
o Foram enviados 71 e-mails a profissionais de saúde de proximidade
No total foram contabilizadas mais de 8000 pessoas alcançadas de forma direta.