A nossa equipa / Os nossos serviços

 

Nos últimos anos, a APN tem procurado colocar em prática alguns projetos que foram identificados como uma necessidade mais urgente, na área da prestação de serviços. Através da sua equipa técnica, que tem vindo a crescer, disponibiliza vários serviços aos seus associados.

Aconselhamos os nossos sócios que, sempre que tenham necessidade de algum serviço, nos consultem sobre a disponibilidade do mesmo para a sua área de residência.

Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia pretende apoiar todos os associados, cuidadores e seus familiares em diferentes níveis de intervenção: fornecendo informações, esclarecendo dúvidas sobre as patologias neuromusculares, facilitando a aceitação e adaptação a uma nova realidade, bem como encontrando, em conjunto, uma solução para os problemas do dia-a-dia, reforçando a adoção de uma atitude positiva e proativa perante a vida. Pretende-se igualmente promover a autoestima, a autoconfiança e bem-estar emocional, facilitando a construção do projeto de vida e o desenvolvimento de capacidades pessoais e sociais para ultrapassar os problemas e adversidades que surgem decorrentes do diagnóstico e da convivência com estas patologias, no sentido de alcançar o bem-estar psicossocial e a tão desejada qualidade de vida.

Serviço Social

Este serviço tem como principal objetivo a promoção dos direitos dos doentes neuromusculares e suas famílias/cuidadores, agindo para fomentar a sua qualidade de vida e integração social. De entre as várias áreas de atuação destacam-se as questões relacionadas com a avaliação e o financiamento de produtos de apoio (ajudas técnicas), apoios financeiros da Segurança Social e informações diversas sobre os direitos consagrados na legislação portuguesa em favor das pessoas com deficiência.

Terapia Ocupacional

O objetivo principal da Terapia Ocupacional é a promoção da autonomia! O Terapeuta Ocupacional tem como papel estabelecer uma relação de proximidade com os associados e definir, em conjunto com os mesmos, um plano de estratégias para promoção da autonomia no desempenho das atividades do dia-a-dia. Tudo isto acontece depois de um primeiro momento de avaliação que deverá acontecer no contexto onde a pessoa se insere e onde sente mais dificuldades (casa, escola, trabalho, etc.). As actividades desenvolvidas no âmbito da Terapia Ocupacional têm em conta os interesses dos associados e apresentam como objetivos a vivência e a partilha de experiências únicas.

Fisioterapia

Graças à celebração de um acordo atípico de cooperação com o Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, foi possível implementar um serviço de fisioterapia, há muito reclamado pelos sócios da APN. Assim, desde 2017, a APN dispõe de dois fisioterapeutas, especializados através de várias “Master Class” europeias, em reabilitação na Distrofia Muscular de Duchenne / Becker, e outras patologias do foro neuromuscular. Este acordo inclui, ainda, tratamentos domiciliários, só disponíveis, por enquanto, no distrito de Aveiro e abrange um número limitado de utentes. Como grande objetivo para o futuro, a APN pretende estender este serviço aos associados que pretendam beneficiar de tratamentos especializados, em sessões de duração controlada e com o rigor de quem conhece estas necessidades, melhor do que ninguém.

Para a área do Grande Porto, a APN implementou o projeto que lhe valeu uma Menção Honrosa do Prémio BPI Capacitar 2017, criando um serviço de fisioterapia domiciliária, a partir da sua nova sede.  Podem beneficiar deste serviço, os associados residentes nas zonas que foram selecionadas, com as quotas atualizadas.

Consulte-nos e conheça as condições de prestação destes serviços.

Visitas domiciliárias

Para avaliação e acompanhamento, e sempre que se justifique, a equipa técnica da APN está disponível para efectuar visitas domiciliárias aos associados com patologia neuromuscular, em todo o país, sob marcação.

Ações de Sensibilização

A APN desenvolve ações de sensibilização em 3 contextos diferenciados: escolar, hospitalar e comunidade em geral. Estas ações têm como objetivos principais a sensibilização, informação, formação e debate sobre a problemática e a envolvência das doenças neuromusculares. Alertam, ainda, a nossa sociedade para a desvantagem social a que estão sujeitas estas pessoas, de modo a promover o respeito pela diferença e o seu reconhecimento como parte da diversidade humana.

Horário de atendimento técnico:

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Não deixe de nos consultar previamente, para qualquer questão, ou marcação.