Decorreu, no dia 10 de Março, em Sintra, numa sala gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Sintra, no Palácio de Valença, a primeira reunião de um grupo de associações que pretendem discutir a importância da nutrição artificial, na vertente hospitalar e domiciliária.
Pretendeu-se, também, alertar todas as associações presentes para a relevância do papel dos doentes e dos cuidadores para a sensibilização do Governo na necessidade de se implementarem medidas concretas no combate à malnutrição. Dado que muitos neuromusculares apresentam problemas de disfagia e, consequentemente, algumas dificuldades no acesso a uma alimentação com recurso a suplementos não comparticipados, caros e, nem sempre fáceis de encontrar, a APN associou-se desde logo à iniciativa.
Nesta reunião, foram fornecidas informações sobre os contactos que a APNEP – Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, tem feito ao longo dos últimos 2 anos, quais as iniciativas futuras, o papel importante que a ONCA – Optimal Nutrition Care for All, poderá ter nas iniciativas nacionais e a importância do envolvimento de todos os doentes nesta campanha europeia “por uma nutrição adequada para todos”.
Em Portugal, vai realizar-se em Novembro, a Conferência da ONCA. Por isso, gostaríamos de contar com o contributo de todos, pois, sem isso, dificilmente conseguiremos resolver um “problema” que se arrasta há mais de duas décadas e ainda sem uma solução concreta delineada.
Só com a ajuda e o empenho de todos e sempre na procura da melhoria dos cuidados dos nossos doentes, poderemos ter sucesso em mais esta iniciativa.
Poderá ler uma breve nota explicativa desta iniciativa, e ver alguns links úteis, aqui





