Pioneiro na área da Vida Independente e da assistência pessoal, o projeto de Vida (IN) dependente da APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares foi iniciado em 2008 e implementado de forma regular em 2011. Com ele, tem sido possível dar mais qualidade de vida e mais autonomia, aos seus beneficiários.
Até março de 2015, este projeto foi co-financiado pela Direção Geral da Saúde. Com o fim desse financiamento, a APN não quis deixar de continuar a apoiar os utilizadores desse serviço, tendo assumido, juntamente com estes, a partir dessa data, toda a gestão dos custos. Em 2016, fruto de alguma insistência por parte da APN junto de organismos governamentais, este serviço de assistência pessoal contou com algum apoio financeiro do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, no âmbito do apoio a projetos.
No corrente ano de 2017, fruto de nova candidatura ao Programa de Financiamento do INR, estamos a dar continuidade ao serviço, através do projeto intitulado “STOP-Pára que eu Cuido”. Apoiando o mesmo número de neuromusculares que em 2016, mas, com muitos outros em lista de espera, a APN tem apresentado candidaturas a outros programas de financiamento de forma a podermos continuar a disponibilizar este serviço ao maior número de pessoas possível.
Objetivos
O objetivo do serviço de assistência pessoal da APN é promover a independência, autodeterminação, inclusão e melhor qualidade de vida aos portadores de doenças neuromusculares, ao mesmo tempo que se reduz a sobrecarga física e emocional dos cuidadores no ato de cuidar, permitindo-lhes momentos de descanso, mais auto-estima e autoconfiança, prevenindo o desgaste no seio do agregado familiar.
Nesse sentido, o serviço de Assistência Pessoal disponibilizado pela associação é personalizado e individualizado, sendo prestado por assistentes pessoais, conforme indicações que receberam do(s) respetivo(s) beneficiário(s).
Conceito de Assistência pessoal
Viver de uma forma independente, desenvolver um projeto de vida e eleger como fazê-lo, é uma aspiração a que muitas pessoas com incapacidades têm direito mas, para que seja possível, muitas delas precisam de receber os apoios necessários. É a partir deste paradigma que nasce a essência da Assistência Pessoal.
A Assistência Pessoal é um instrumento de Vida Independente. Trata-se de uma ajuda personalizada e individualizada, prestada por assistentes pessoais, conforme os critérios e as indicações que recebe.
O que distingue a Assistência Pessoal de outros serviços convencionais, nomeadamente do apoio domiciliário, é o facto de ser o beneficiário quem decide e orienta o serviço de que usufrui, sendo autónomo nas suas próprias ações.
Assistente Pessoal
A função do Assistente Pessoal é prestar auxílio ao beneficiário, permitindo que este possa viver conforme as suas próprias escolhas/opções, possibilitando a capacitação para a sua independência, autodeterminação e autonomia.
Fundamental é a relação de respeito mútuo que deve existir entre assistente pessoal e beneficiário dessa assistência.
Beneficiários
Os portadores de doenças neuromusculares, beneficiários deste serviço, são os principais atores neste projeto. É ao utilizador do serviço que compete definir a sua vida, cabendo-lhes as respetivas escolhas. É ele que define a atuação dos assistentes pessoais, sendo este um princípio basilar do respeito pela sua vontade.
Serviços
Versátil, o serviço de assistência pessoal tem sido disponibilizado no formato regular, pontual, extra ou de emergência.
Ao longo destes 6 anos de serviço contínuo, têm sido várias as áreas de intervenção. A destacar:
Atividades da vida diária – AVD’s: higiene pessoal, alimentação, vestir, despir, transferências, apoio na medicação ou manuseamento de produtos de apoio, deitar, levantar, compor postura física,…
Atividades instrumentais da vida diária – AVDI’s: higiene da habitação, tratamento de roupa, outras atividades de gestão doméstica,…
Transporte ocasional
Frequência de espaços culturais e de lazer.
Acompanhamento
Apoio, no treino ou em competição, de atletas na área do Desporto Adaptado
Os nossos números (de 2011 a 2016)
- 83 Beneficiários (portadores de doenças neuromusculares)
- 14 distritos diferentes (Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu)
- 62.614h de serviço, numa média mensal de 907h
- 58 Assistentes Pessoais
Alguns testemunhos
• Aumentou muito o meu grau de independência e autonomia e “libertou” a minha mulher para que esta tenha tempo para si. – beneficiário
• Alivia a sobrecarga dos meus cuidadores habituais. – beneficiário
• O serviço presta o auxílio que necessito para viver em condições dignas. – beneficiário
• Possibilita a liberdade de ter os cuidados da forma que pretendo, sem sobrecarregar os cuidadores habituais, e oportunidade de fazer coisas que normalmente não faria acompanhado dos meus pais. – beneficiário
• O meu repouso – durmo tranquila com a sua ajuda… Levantar-me, vestir-me, nas minhas refeições a horas, sair de casa, passear. Nas minhas idas ao médico etc… – beneficiário
• Melhora em termos de esforço físico, tempo e segurança em termos físicos e psicológicos. – cuidador
A APN mantém a sua luta pela defesa do serviço de assistência pessoal como ferramenta para a vida independente e, como tal, não mede esforços para que seja possível o alargamento deste serviço a mais beneficiários. Continuaremos a trabalhar para que a sociedade civil perceba, nomeadamente através do impacto verificado nos beneficiários deste serviço, que, com o devido suporte, as pessoas com deficiência conseguem ter uma vida mais autónoma.
Mais informações:
Brochura Vida IN
Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG






