A APN, através da sua equipa técnica, continua a levar conhecimento sobre as doenças neuromusculares à população em geral e, as escolas, são um parceiro muito importante neste vetor.
Apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia, a APN continua a realizar este tipo de iniciativas, em várias modalidades distintas, seja presencialmente ou por via remota, consoante o meio mais adequado à escola em questão.
Durante o ano de 2021, tivemos a oportunidade de efetuar 4 sessões informativas em diferentes escolas: Escola Secundária Soares dos Reis, Escola Scholé e Escola Básica e Secundária do Padrão da Légua. Durante estas iniciativas, foi possível aplicar o Jogo “Neuro-Pursuit” que permitiu interagir com os agentes educativos presentes, escutar as suas dúvidas, partilhar e discutir sobre vários pontos de vista distintos e sensibilizar para a igualdade de oportunidades no contexto escolar. Do outro lado, encontramos pessoas dispostas a quebrar barreiras e estereótipos, sempre na busca de soluções para tornar as suas escolas, locais inclusivos.
As ações atingiram um total de 55 participantes (3 pessoas com doença neuromuscular, 2 familiares, 18 docentes, 27 alunos, 1 profissional de saúde e 4 auxiliares de ação educativa).
O grau de satisfação apurado nos parâmetros de “Totalmente Satisfeito “, “Muito Satisfeito” e ”Satisfeito” foi de 100%. No que diz respeito à perceção da eficácia destas ações, 100% das respostas indicam que os participantes “Concordam Totalmente”, “Concordam Muito” e “Concordam” que adquiriram novos conhecimentos no âmbito das doenças neuromusculares.
Nota: Estas ações foram realizadas no âmbito do Projeto Neuro-Pursuit, cofinanciado pelo Programa de Financiamento do INR, IP de 2021.
Seguem algumas imagens dos referidos eventos.