O Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, do qual a APN faz parte, está a desenvolver um estudo no âmbito da Educação Inclusiva em Portugal. Este estudo tem como objetivo conhecer e avaliar, tendo por referência o ano letivo 2022/2023, o desempenho do sistema educativo e a satisfação com o mesmo por parte das famílias dos alunos com necessidades educativas específicas decorrentes de deficiência ou incapacidade a frequentar o nível de ensino básico ou secundário.
Para isso, foi construído um questionário, com a duração aproximada de 10 minutos, ao qual lhe pedimos que responda até ao dia 15 de outubro, clicando aqui ou no link abaixo.
Por que é importante que participe neste estudo?
- Porque não existe em Portugal um grande estudo independente sobre esta temática;
- Porque todos conhecemos que existem muitas questões a melhorar na inclusão escolar dos alunos com deficiência, mas é preciso conhecê-las com rigor e quantificá-las;
- Porque é fundamental ouvir as famílias e não só os peritos e professores;
- Porque a identificação dos problemas contribuirá para uma procura de mais e melhores soluções;
- Porque não basta ter uma legislação inclusiva, é necessário que a sua implementação seja de acordo com o normativo;
- Porque os alunos com deficiência têm direito a uma educação de qualidade a qual tenderá a conferir-lhes ferramentas para uma melhor expectativa profissional na fase pós-escolar.
- Porque a sua opinião conta e é importante!
A resposta a este questionário é anónima e não existem respostas certas ou erradas, apenas nos interessa saber a sua opinião acerca dos aspetos apresentados. Por isso, pedimos que seja sincero/a nas suas respostas, pois só assim o estudo será válido.
De modo a facilitar a compreensão de alguns conceitos ou questões que lhe poderão suscitar dúvidas, pode consultar o Guião de preenchimento que o/a ajudará a melhor entender o que se pretende em algumas das questões colocadas. Por favor, leia atentamente este documento.
A sua participação é muito importante e determinante para uma avaliação objetiva e rigorosa em torno da escola inclusiva em Portugal. De igual modo, se conhecer outros pais/encarregados de educação que tenham educandos a frequentar o ensino básico/secundário, poderá partilhar o link do questionário para que possam, também eles, pronunciarem-se, se assim o entenderem.
Os principais resultados obtidos serão apresentados num evento público e gratuito – o 2º Seminário Internacional do Núcleo de Estudos da Deficiência, que decorrerá no ISCTE – Auditório J.J. Laginha – no dia 13 de dezembro de 2023, para o qual o/a convidamos desde já a participar.
O Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE e a APN muito agradecem a sua participação neste estudo!