Decorreu no dia 29/05/2021 o III Encontro de Assistentes Pessoais do CAVI da APN que contou com a participação de 19 colaboradores.
Durante as duas horas de sessão foram partilhadas as seguintes temáticas: 1 – Dificuldades no Serviço e 2 – Impactos no profissional/Estratégias de superação.
Os Assistentes Pessoais tiveram a oportunidade de se manifestarem e destacaram como principais dificuldades o desgaste físico/emocional associado ao serviço; a dificuldade na gestão dos respetivos horários, quando apoiam mais do quem um beneficiário e a dificuldade da família na gestão do serviço de assistência pessoal.
No que respeita ao impacto no profissional manifestaram cansaço, dificuldade em conciliar a dinâmica familiar com o serviço; a dificuldade na separação do “eu” profissional/pessoal e também alguma dificuldade em aceitar o poder de decisão por parte do beneficiário.
Relativamente às estratégias de superação, os Assistentes Pessoais sugeriram a capacidade de mediação e diálogo, observar e não participar no conflito, gerir as suas próprias emoções de forma a não misturar os problemas pessoais com o serviço; e trabalhar com positivismo e espiritualidade de forma a equilibrar o espírito e a mente.
Estes encontros permitem a partilha e a aprendizagem comum, capacitam os Assistentes Pessoais de estratégias que lhes permitem a prestação de um serviço melhor, assim como, os capacitam para uma gestão pessoal mais eficaz.