Mais Inclusão…
Mais Cidadania…
Mais Autorrepresentação…
No âmbito do Projeto ELEV(ARTE), cofinanciado pelo Programa de Financiamento do INR, IP de 2022, a APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares realizou 15 atividades que incluíram:
1) A realização de grupos de autorrepresentação formados por Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PDI), em particular pessoas com diagnóstico de Doença Neuromuscular (DN). No total foram realizados 7 grupos de autorrepresentação, os quais permitiram a criação de um espaço de partilha de experiências que tanto caracterizam a vivência de uma deficiência e incapacidade, em particular do diagnóstico de uma doença neuromuscular. Estes momentos converteram-se numa oportunidade para que as PDI se conhecessem, colocassem questões específicas, falassem sobre o percurso de vida de cada um e refletissem sobre o passado, presente e futuro, reforçando caraterísticas como a resiliência, autorrepresentação, autodeterminação, empowerment e o direito a uma cidadania ativa. E porque é no contexto de grupo que se alcança uma maior eficácia na procura de soluções para uma necessidade conjunta, gerou-se o compromisso da parte dos participantes em darem continuidade à partilha, fora do contexto da APN, nomeadamente através da criação de grupos privados nas redes sociais. No total, foram realizados 7 grupos de autorrepresentação, 5 em formato online, via zoom, e 2 presenciais (um no Centro de Atendimento da APN e outro no Parque da Cidade do Porto).
2) A publicação de testemunhos e vídeos em formato de workshop temático assíncrono, onde as PDI apresentaram um tipo de mestria/saber que dominam. Neste âmbito, foram publicados 7 testemunhos e vídeos, onde as PDI demonstraram as suas competências, em 5 diferentes áreas temáticas, como: superação de desafios para a concretização de projetos pessoais e profissionais, a dança, o bordado, o planeamento de viagens para PDI e a música.
3) A realização de ações de capacitação dinamizadas por PDI com vista à promoção da cidadania, inclusão e direitos fundamentais das PDI. Considera-se que as ações de capacitação permitiram informar e sensibilizar sobre as especificidades e caraterísticas das PDI, particularizando as doenças neuromusculares, contribuindo para uma sociedade mais informada e mais inclusiva. No total, foram realizadas 3 ações de capacitação, em que se abordaram temas como a acessibilidade física, a acessibilidade digital, a inclusão e a socialização, entre outros.
O projeto alcançou um total de 153 participantes: 74 pessoas com deficiência e incapacidade, 2 familiares/ cuidadores, 30 alunos, 26 docentes e não decentes, 7 profissionais de saúde e 14 pessoas da comunidade em geral.
De acordo com a avaliação dos participantes, o grau de satisfação geral apurado, nos parâmetros de “Totalmente Satisfeito“, “Muito Satisfeito” e” Satisfeito” foi de 96,6%. Acrescenta-se que a avaliação da eficácia da ação, especificamente, conhecimentos adquiridos, nos parâmetros de “Concordo”, “Concordo Muito” e “Concordo Totalmente” foi de 98,07%.
Partilhamos algumas imagens das ações realizadas.