O Desprende-Te é um projeto estudo de investigação científica sobre as principais condicionantes à inclusão social das Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PDI) e foi realizado pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), durante o ano de 2021, no âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2021.
Em Portugal, e em grande parte do Mundo, a investigação sobre a inclusão social das pessoas com deficiência e incapacidade, é escassa e abstém-se da análise de dados qualitativos e quantitativos que permitam compreender a realidade social desta população.
Através deste projeto, escutaram-se relatos de vivências de exclusão social na voz das pessoas com deficiência, dos seus familiares, e também de técnicos e instituições. Tendo em conta que os dados científicos existentes em Portugal não demonstram as dificuldades sentidas no contexto atual pelas PDI, no que respeita às principais condicionantes à inclusão social, este estudo permitiu a participação das próprias PDI para identificação dessas dificuldades, com vista à construção de conhecimento científico especializado e atualizado, no sentido de apresentar propostas para a sua melhoria e/ou erradicação.
O objetivo deste estudo foi conhecer os fatores condicionantes à inclusão social das PDI, especificamente: 1. Diagnosticar fatores condicionantes à inclusão social, no âmbito das Acessibilidades, Educação, Saúde, Proteção Social e Formação Profissional e Emprego; 2. Definir áreas prioritárias de intervenção para mitigação das condicionantes existentes; 3. Publicitar e divulgar os resultados da investigação.
Trata-se de uma investigação de carácter inovador, já que permitiu aprofundar o conhecimento científico, com base na realidade individual das PDI, ao nível da sua inclusão social, partindo da sua auscultação direta. Com esta investigação, pretende-se que a população em geral tenha conhecimento das dificuldades inerentes à vida social do público-alvo analisado, potenciando a consciencialização e sensibilização coletiva.
Para conhecer os resultados deste estudo consulte o aqui o relatório.