Continuando a sua missão de formar e informar a comunidade sobre a realidade das doenças neuromusculares, a APN realizou no passado Sábado, 26 de Setembro mais uma Ação de Sensibilização sobre as Doenças Neuromusculares. Decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, contando com o apoio da autarquia daquela cidade.
A saudação inicial coube à Dra. Ana Isabel Gonçalves, Vice-Presidente da APN, que agradeceu a amabilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo, ali representada pela Dra. Ana Margarida Silva (Vereadora da Ação Social) pois desde o primeiro momento se mostrou disponível para esta iniciativa, assim como endereçou uma palavra de agradecimento a todos os presentes, em especial aos doentes neuromusculares e suas famílais, assim como aos restantes palestrantes: Dra. Leandra Rodrigues (coordenadora do Gabinete Atendimento à Família de Viana do Castelo) e Dra. Margarida Torres (Coordenadora do Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo).
A Dra. Ana Margarida começou por apresentar o conjunto de serviços e atividades que o Gabinete Viana Cidade Saúdavel tem ao dispor de todos os vianenses e depois coube à Dra. Ana Isabel em conjunto com o Terapeuta Nuno Machado animar a audiência através duma apresentação interativa e muito rica sobre a problemática das pessoas com doença neuromuscular.
Após um momento de discussão, onde todos puderam apresentar as suas questões, a Dra. Leandra Rodrigues explanou o conjunto de respostas sociais que o GAF (www.gaf.pt) tem ao dispor dos habitantes do distrito de Viana do Castelo. Distribuídos por diversos projetos e serviços, contando com uma equipa multidisciplinar com mais de 50 técnicos, a maioria de formação superior nas áreas sociais e da saúde, o GAF consegue dar resposta a mais de 1300 pessoas por ano.
A ação terminou com um tema muito importante: o voluntariado. A Dra. Marlene Pereira, psicóloga da APN, apresentou o conjunto de serviços onde a APN necessita do apoio de voluntários e depois a Dra. Margarida Torres fez a apresentação sobre o Banco Local de Voluntariado, referindo os mais de 1000 voluntários inscritos no banco, dos quais 746 se encontram ativos para poder dispor do seu tempo e ajudar os outros nas mais variadas atividades.
Esta ação serviu para passar a mensagem e faz parte da estratégia de comunicação que a APN tem vindo a implementar, procurando que cada vez mais a sociedade esteja atenta aos problemas e à realidade das pessoas com doença neuromuscular.